sexta-feira, 7 de setembro de 2007

QUARTO SETOR

"Em primeiro lugar pode-se demonstrar que o primeiro setor é o próprio Estado, que tem como finalidade o bem comum, devendo prestar os serviços essenciais à população para o desenvolvimento social.

O segundo setor é o setor privado, que tem como meta obter lucros, e sua finalidade é essencialmente privada. Mas é um setor que contribui para o Estado mediante o pagamento de tributos que atendem as finalidades sociais (claro sem falar nas distorções dos desvios do dinheiro público, pelos administradores).

O terceiro setor é formado pelas organizações sociais, que atendendo os requisitos previstos em lei prestam serviços de natureza pública.

O que é o quarto setor?

Este sim é um problema, pois se forma pela grande número de desempregados em atividades informais, que entre outras coisas, deixam de contribuir para o fisco, além de praticar outras ilegalidades (muitas vezes não imorais), como piratarias de produtos eletrônicos, informáticos e outros. Este setor cresce a cada dia, em resultado da ineficiência do Estado em sua atuação nas diversas áreas sociais."(autor desconhecido)