sábado, 18 de agosto de 2012

Software e a legislação brasileira


O Artigo a seguir foi publicado em um jornal local a muito tempo, que pela sua atualidade disponibilizo agora on line.
Sábado, 28 de outubro de 2000
À propósito das diversas matérias veiculadas em vários jornais da cidade urge que se procure meios para se tornar legal em termos de uso de “softwares” isto sem gastar muito dinheiro, visto que o simples pacote do Office 2000, programa que inclui o famoso e bastante usado Word da Microsoft, custa ao em torno de R$ 999,00. Não sou desenvolvedor e muito menos técnico em informática, mas procuro curiosamente entender este caminho que tem auxiliado de maneira espetacular diversas áreas do conhecimento humano, inclusive o direito.
A legislação que procura reprimir a “pirataria” é muito dura em relação aos infratores destes direito autorais. Para aqueles que copiam ou distribuem computadores com “software” piratas, a Lei prevê uma multa no valor de 3000 exemplares, quando não se conhece o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, é o que determina o parágrafo único do art. 103 da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, que se aplica subsidiariamente à Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998(lei de proteção à propriedade de programa de computador). Evidentemente, o usuário doméstico pagará apenas pelo número de “softwares” que estejam instalados em seus computadores. sem prejuízo evidentemente de uma ação penal que poderá levar a uma pena entre seis meses a dois anos de detenção, ou multa que poderá chegar em torno de 1.800 salários mínimos, podendo chegar ao triplo, isto é, 5.400 salários mínimos, segundo o art 49, 1° do Código Penal.
Uma boa solução para algumas micro-empresas ou para usuários domésticos seria o uso de bons “freesoftwares’, ou seja, “softwares” livres. O linux chega como uma boa opção para micro-empresas, embora sabe-se que já é bastante usado por empresas. e especialmente por servidores, O usuário doméstico tem dificuldades de usá-lo, mas com um pouco de orientação tudo é possível, pois este artigo foi escrito sob o sistema operacional linux. Quem tiver dificuldades de usar o Linux, pode muito bem optar por um programa sob o sistema operacional windows e usar o StarOffice 5.2, que pode ser baixado livremente pela internet. ou adquirido por menos de R$ 10,00 na Revista do CD-ROM, edição 61; este programa traz programas estritamente similares ao Word, excel, PowerPoit, entre outros, com a mesma facilidade de uso, sem necessidade de um curso para usá-los, se a pessoa já tiver feito para estes programas da Microsoft. Uma dica é adquirir a revista StarOffice da Coleção Informática Descomplicada n° 31 da editora escala. A revista n° 53 do CD-ROM afirma que este programa é completo, ou seja, sem limitação. Uma boa opção de antivírus é o Inoculat It, também freeware, inclusive que também uso nos computadores com windows, que julgo ser melhor que o Vírus Scan, e o Norton, o lnoculat II pode ser adquirido com a revista CD-RM FÁCIL n? 8. ou ser baixado da internet.
É importante observar que este artigo foi escrito no StarWriter. o correspondente ao Word da Microsdft, podendo ser aberto em Word 97/2000.
FRANCISCO VALADARES FILHO - ADVOGADO - PROFESSOR DE DIREiTO PENAL E PROCESSO PENAL DA UERN.