quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BODE EXPIATÓRIO


Bode expiatório. É aquele enviado para expiar os pecados, os crimes, os erros. A humanidade em seu contato com os possíveis deuses, parece ter sempre entendido que precisa agradá-los com sacrifícios. Para tanto, para reparar o peso de sua culpa faziam sacríficios daquilo que na sua época consideravam mais importante, no caso, um bode de sua fazenda.
Existem muitas perguntas a se fazer em face do sentimento de culpa e sua relação com a situação da humanidade perante si mesma.
Parece existir uma sabadoria muito maior que não está ao alcance do entendimento humano, cujo cérebro não pode contactá-la.
Nas antigas civilizações, tanto ocidentais como orientais, a realização de sacrifícios sempre estiveram presentes, lamentavelmente, inclusive, humanos.
Muitos “bodes” precisaram ser sacrificados para aplacar a ira divina!
Um dia a verdadeira sabedoria divina enviou UM que pode ser a resposta para todos os sacrifícios e eliminar a culpa da humanidade. Jesus Cristo é o maior símbolo do cristianismo que se oferece como redenção para todos os pecados da humanidade. Paulo, o Apóstolo, afirma que Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
É a liberdade que Cristo trouxe. O livramento da culpa. Não se necessita mais de bodes expiatórios. A culpa é a morte interior de cada pessoa, mas pela morte do Cristo, ocorreu a expiação completa de todos os pecados e crimes da humanidade. Basta que cada um tenha consciência disso. Cada ramo do cristianismo deve fazer com que os seus seguidores compreendam este significado decorrente da crucificação, pois ele é a “morte da morte na morte de Cristo”.
Infelizmente, ainda a humanidade caminha desgarrada sem compreender este significado tão maravilhoso da redenção, embora esteja tão claro nos ícones pendentes de seus templos.
Com a compreensão deste símbolo, não se tem necessidade de “quebra de maldição”, “descarrego”, promessas. Tudo já foi feito.